quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Canguru gestação e curiosidades



kangaroo

Minha filha está na escolinha e lá cada turma tem um animal como “padrinho”. No ano passado a turma dela era conhecida como turma do canguru. Então tive de fazer um trabalho para explicar o que podia a respeito deste animal tão interessante. Veja algumas curiosidades sobre o canguru:

  • Canguru é um mamífero marsupial. É um macrópode que significa “pé grande”
  • Há mais de 40 tipos diferentes (espécies) de cangaroo.
  • Os menores são normalmente chamados Wallabies. O maior é o Canguru Vermelho.
  • O canguru vermelho é mais alto do que um homem e pode pesar 85 kg’s. É o maior marsupial do mundo.

Os Cangurus femêas entram na fase reprodutiva novamente poucos dias após o parto e após a concepção, apenas uma semana depois o embrião microscópico entra em um estado dormente que dura até que o jovem anterior saia da bolsa.

  • O desenvolvimento do embrião, recomeça e prossegue até o nascimento, após um período de gestação de aproximadamente 30 dias.
  • Um canguru carrega seu bebê em sua bolsa. O bebê nasce muito pequeno e engatinha para bolsa de sua mãe.
  • A vida do bebê transcorre dentro da bolsa de sua mãe até ele ser muito grande para caber lá. E mesmo quando ele se torna grande demais, ainda bebe leite de uma teta na bolsa de sua mãe.
  • Às vezes ele salta de cabeça na bolsa da mãe ao primeiro sinal de perigo.

Mais fatos e números:

Nome Científico Peso Altura

  • O canguru cinzento ocidental parece muito com o canguru cinza oriental, e por muitos anos foi tratado como subespécie.
  • Eles variam em cores, sendo em qualquer lugar de castanho-acinzentado a castanho chocolate.
  • O focinho é coberto de pêlos finos.
  • O grupo ocidental tem pelos finos e acinzentado na cor marrom, e o grupo do sul tem pelos mais grossos e na cor marrom.

Cangurus pertencem a uma ordem de mamíferos chamada marsupiais. Na maioria dos marsupiais, as fêmeas têm bolsas abdominais em que os embriões jovens continuam o seu desenvolvimento após o nascimento. Seus pés por muito tempo lhes valeram o nome Macropodidae, que significa literalmente “grande surpresa”. Cangurus movimentam-se pulando. Quando eles estão em repouso, seu corpo é, por vezes, posicionado como um tripé, usando as patas traseiras e cauda. As pernas da frente usam a cauda como apoio para o corpo, enquanto as patas traseiras avançam.

FATOS DO BEBÊ CANGURU:

Em cerca de um mês, o canguru embrionário surge a partir do corpo de sua mãe e sobe lentamente seu abdômen em direção a sua bolsa. Uma vez dentro da bolsa, o recém-nascido trava-se em uma teta (mamilo), que incha dentro da sua boca. Marsupiais recém-nascidos não têm a capacidade de sugar. Ação muscular faz a teta inflada pelo leite sair para a boca do bebê. Recém-nascidos são do tamanho de um Limão. Um canguru bebê passa 7-8 meses de vida e crescendo dentro de bolsa de sua mãe. O bebê sai então para fora da bolsa, retornando apenas para se alimentar.

Quando isso acontece, um outro bebê canguru pode nascer. Em seguida, dois tipos de leite podem ser produzidos, um para o canguru que já saiu da bolsa, e outra para o desenvolvimento pequeno filhote ainda dentro da bolsa. Os cangurus têm também uma adaptação reprodutiva chamada de “implante de atraso” O ovúlo fertilizado deixará de se desenvolver passando a esperar. Dependendo do crescimento do canguru na bolsa ou o tempo que a estação, o ovúlo fertilizado irá iniciar o desenvolvimento quando a mãe canguru está pronta.

Nome comum: Eastern Grey

Nome Científico: Macropus giganteus

Peso: 95 Kg

Nome comum: Vermelho Canguru

Nome Científico: Macropus Rufu

Peso: 70 kg

Nome comum: Western Grey

Nome Científico: Macropus fuliginosus

Peso: 54 kg


HABITAT:

Marsupiais são distribuídos em toda a Austrália, em algumas áreas da Ásia, América do Sul e do Norte. A Austrália possui o maior número e diversidade, enquanto os Estados Unidos são o lar de uma espécie, o gambá comum ou da Virgínia. México e América Central têm outros tipos de gambás
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário